Você está em > Home > Notícias

Prefeitura entrega nova creche para 130 crianças no Terra Nova

04/07/2018

Foi inaugurada nesta terça-feira (3) em Rio Claro a Escola Municipal “Profª. Rutineia Paulino de Sousa Ferreira da Silva” no bairro Terra Nova, fruto de parceria entre a prefeitura e o governo estadual. A creche já entrou em funcionamento para atender 130 crianças em período integral, nas etapas berçário I e II e maternal I e II. A cerimônia de inauguração contou com a participação dos pais, alunos, equipe escolar, autoridades e integrantes da comunidade.

“Assumimos a administração municipal com vários problemas, mas estamos conseguindo marcar história em diversos setores, incluindo a educação. Depois de tanto tempo parada, essa obra foi retomada e hoje a escola ganha vida para acolher as nossas crianças e atender quem mais precisa”, declarou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que a prefeitura iniciou no mês passado a construção de duas escolas de ensino fundamental para atender 1.560 alunos, além de ter investido quase R$ 3 milhões em reformas e manutenções.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, lembrou que a conclusão da creche foi uma determinação que recebeu do prefeito Juninho da Padaria em janeiro de 2017. Muito trabalho foi realizado para recuperar o convênio perdido, rescindir o contrato e contratar nova construtora para finalmente concluir a obra entregue à comunidade. “Abracem essa escola, cuidem, que ela possa atender não somente seus filhos, mas os filhos dos filhos de vocês”, pediu o secretário aos moradores.

O longo período para a construção da creche foi lembrado pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy. “Essa obra é fruto de uma gestação de seis anos. Depois de um longo tempo de paralisação, finalmente estamos colhendo o fruto da semente plantada em 2012 quando Rio Claro foi contemplada com o convênio. Isso somente foi possível porque o governo municipal vem fazendo a política do bem, da união, em favor daqueles que mais precisam”, assinalou André Godoy.

A longa espera pela creche também foi observada pelo deputado estadual Aldo Demarchi. “Peço desculpas às mães pelo atraso. Muitas crianças que hoje têm seis, sete, oito anos, poderiam ter estudado aqui, se não fosse o atraso da obra devido à falta de responsabilidade daqueles que não executaram o convênio dentro do prazo estabelecido”, afirmou Demarchi.

Valmir Rogério Torres, diretor da unidade de ensino, destacou a importância da escola dentro da comunidade, devido ao seu papel social. “Cada criança que entra na escola tem o direito de aprender e se desenvolver de forma saudável e estamos assumindo o compromisso com a comunidade de promover essa transformação”, disse.

O filho da patronesse da escola, Leonardo Ferreira da Silva, falou em nome da família. “É uma honra e um orgulho receber essa homenagem em nome de uma pessoa tão importante em nossas vidas, com trajetória dedicada à educação”, frisou, acompanhado da mãe de Rutinéia, Maria Rosa, do pai Paulino de Sousa, da irmã Claudinéia e do viúvo André.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; os secretários municipais Ronald Penteado (Esportes e Turismo), Ricardo Gobbi e Silva (Meio Ambiente), Anderson Golucci (Habitação), Emilio Cerri (Agricultura), Ricardo Pires de Oliveira (superintendente do Daae) e Paulo Roberto de Lima (Obras); o comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Godoy; os vereadores Adriano La Torre, Paulo Guedes, Geraldo Voluntário, Val Demarchi, Júlio Lopes e Maria do Carmo Guilherme, autora do projeto de lei que deu nome à escola; servidores municipais e pessoas da comunidade.

Secretaria da Educação de Rio Claro
Endereço: Rua Dr. Eloy Chaves, n° 3265 (Núcleo Administrativo Municipal – NAM) – Alto Santana - Rio
Telefone: (19) 3522-1950 (19) 3522-1957
E-Mail: gabinete.secretaria@educacao.rc.sp.gov.br  atendimento@ensinoonline.com.br  
Horário de atendimento ao público: das 9 às 11 e das 14 às 16 horas