Você está em > Home > Notícias

É a segunda nascente que recebe visitações no “Projeto Nascentes”.

05/11/2018

Os estudantes de Rio Claro ganharam mais uma nascente para visitas monitoradas. Localizada no bairro Diário Ville, a nascente amplia os esforços do governo municipal pela educação ambiental. Na quinta-feira (1), cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental da escola Sergio Hernani Fittipaldi, fizeram plantio de 120 mudas de árvores nativas no local, junto com equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae). Todas as mudas são provenientes do viveiro da autarquia.

“A educação ambiental é importante para preservarmos e valorizarmos a vida e respeitarmos a natureza, mostrando para as futuras gerações como transformar e melhorar nossa comunidade”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou da atividade ao lado do superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira e do coordenador ambiental da Secretaria da Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade.

Em setembro, a nascente já havia recebido o plantio de 30 mudas, de um total de mais de 200 árvores que foram plantadas nas 10 nascentes que fazem parte do “Projeto Nascentes”.  “Escolhemos a nascente do bairro Diário Ville para visitas monitoradas por ser um lugar na área urbana, de fácil acesso, próxima ao Rio Corumbataí”, explica o gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae, José Crespo Filho.

As escolas interessadas em agendar visita às nascentes devem entrar em contato com o Daae pelo telefone 3531-5248, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

A iniciativa é realizada pelo Daae e prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “Com o projeto Nascentes queremos recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos no perímetro urbano de Rio Claro em 10 nascentes”,  destaca o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que se trata de trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água.

Essa ação também faz parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. A primeira nascente para visitas monitoradas de estudantes de Rio Claro foi estabelecida pela prefeitura e Daae no ano passado, na Vila Cristina.

 

Viveiro do Daae

 

No ano passado, a autarquia reformou o viveiro, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA 2), na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi. Os trabalhos incluíram troca dos equipamentos utilizados para o cultivo das mudas de árvores nativas e frutíferas existentes no local.

Atualmente, são cerca de três mil mudas, que são destinadas ao plantio em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes, para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

“Garantir a distribuição de água com qualidade para o município é uma das prioridades definidas pelo prefeito Juninho, e o trabalho ambiental desenvolvido pelo Daae é parte importante das ações para atingirmos nosso objetivo, além de protegermos nossos mananciais”, afirma o superintendente da autarquia.

O Daae e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservar os recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Secretaria da Educação de Rio Claro
Endereço: Rua Dr. Eloy Chaves, n° 3265 (Núcleo Administrativo Municipal – NAM) – Alto Santana - Rio
Telefone: (19) 3522-1950 (19) 3522-1957
E-Mail: gabinete.secretaria@educacao.rc.sp.gov.br  atendimento@ensinoonline.com.br  
Horário de atendimento ao público: das 9 às 11 e das 14 às 16 horas