Você está em > Home > Notícias

Com novos recordes, 4ª Olimpíada ambiental de RC premia vencedores

30/11/2018

As escolas municipais de Rio Claro Maria Aparecida Polastri Hartung (Educação Infantil) e Dante Egreggio (Ensino Fundamental) são as vencedoras da quarta Olimpíada Ambiental de Rio Claro. Cada uma foi contemplada com uma televisão LED de 32 polegadas. Essa foi a segunda vez consecutiva que a escola Maria Hartung conquistou a primeira colocação pelo Ensino Infantil.

A premiação foi realizada quarta-feira (28) no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e, complementando o pódio da premiação geral, as segundas posições garantiram uma caixa de som às escolas Rosa Maria Castellano Pieroni (Educação Infantil), também pela segunda vez consecutiva, e Antonio Maria Marrote (Ensino Fundamental). Nas terceiras posições ficaram as unidades de ensino Monteiro Lobato (Educação Infantil), e também terceira colocada no ano de 2017, e Jovelina Morateli (Ensino Fundamental), que ganharam uma impressora cada. No prêmio “Revelação”, a associação Estação do Bem recebeu uma lavadora de alta pressão. Todos os prêmios foram doados pela Sustentare Ambiental.

“Para um projeto dar certo, é preciso que tenha pessoas que acreditem nele. Essa iniciativa começou pequena e hoje tem grande proporção no município, com envolvimento de vários os setores e da população. Acreditamos que a educação é a semente para colhermos ótimos frutos”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante a entrega dos prêmios.

Com grande participação da comunidade, a Olimpíada Ambiental obteve recordes. Foram mais de 6.700 envolvidos diretamente, entre estudantes de 19 escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de dois projetos sociais, funcionários e corpos diretivos das escolas inscritas. Na arrecadação de material reciclável, foram recolhidos 1.596 bags, equivalente a 95 toneladas, representando um aumento de 35,7% em relação a última edição, quando a marca foi de aproximadamente 70 toneladas. Na recolha de pilhas, as escolas também chegaram a um número expressivo, com a arrecadação de 405 quilos desse material.

“O envolvimento dos alunos e de suas famílias foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, ressaltando que diante do intenso trabalho voltado à educação e conscientização ambiental, o município conseguiu reduzir, desde o início da gestão, de 180 para 80 pontos com descarte irregular na cidade.

Também houve premiação de medalhas para as três primeiras colocadas e para a seleção do campeonato, além da entrega de troféu para as campeãs na disputa do futsal e uma bicicleta para os dois melhores atletas, um em cada categoria. No masculino, o pódio foi composto pelas escolas Antonio Maria Marrote, Hamilton Prado e a campeã Caic. E pelo feminino, a grande vencedora foi Antonio Maria Marrote, seguida por Luis Martins e Caic.

“O evento já faz parte do cotidiano das escolas, alunos e suas famílias, que abraçam cada vez mais a Olimpíada Ambiental, em uma grande demonstração de cuidado com o meio ambiente”, analisa o coordenador ambiental da Secretaria de Educação e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Edison Andrade. 

Na prova social, uma das novidades dessa edição, foi arrecadado aproximadamente 500 quilos de alimentos não perecíveis, encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro.

“Agradeço aos pais, por ensinarem seus filhos a serem solidários. Esses alimentos farão a diferença para quem precisa”, destacou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa.

Durante a cerimônia, alunos da escola municipal Caic fizeram a apresentação teatral “Alice em Busca do País das Maravilhas”, vencedora nesta categoria. Também houve entrega de brindes aos atores com melhores performances, todos doados pela Loja Bibi.

“Mais importante que os prêmios, é o envolvimento e a preocupação das crianças com o meio ambiente, levando os conceitos aprendidos para as suas comunidades e familiares”, comentou o vereador Júlio Lopes, ressaltando o trabalho de formação de 740 Agentes Ambientais realizado por intermédio das secretarias de Educação e Meio Ambiente durante o ano.

Também participaram do evento o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio; o diretor de resíduos sólidos, Willian de Oliveira; o gerente de conservações, Leonardo Andrade; o engenheiro Roberto Foresti Junior e o assessor dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Paulo Meyer.

A olimpíada ambiental “10 Diretivas Que Podem Mudar Nosso Destino” integra o calendário oficial do município de Rio Claro. Teve apoio do Fundo Social de Solidariedade, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur); Secretaria Municipal da Agricultura Agricultura; Secretaria Municipal de Cultura; Unesp Rio Claro, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses, Consórcio PCJ, Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo. Patrocínio da Sustentare Saneamento, Loja Bibi e Massa Mania.

Secretaria da Educação de Rio Claro
Endereço: Rua Dr. Eloy Chaves, n° 3265 (Núcleo Administrativo Municipal – NAM) – Alto Santana - Rio
Telefone: (19) 3522-1950 (19) 3522-1957
E-Mail: gabinete.secretaria@educacao.rc.sp.gov.br  atendimento@ensinoonline.com.br  
Horário de atendimento ao público: das 9 às 11 e das 14 às 16 horas