Lançada escola para 125 alunos no Grande Cervezão

15/04/2009

O prefeito Du Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão e o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT) lançaram nesta segunda-feira, em cerimônia realizada no local da obra, a Escola Municipal do Jardim Progresso, que vai atuar como creche e unidade de pré-escola, com capacidade para atender 125 crianças daquela região em período integral. Estiveram presentes secretários municipais, diretores de escolas, professores e os vereadores Ricardo Campeão, que representou as vereadoras Mônica Hussni Messetti, presidente da Câmara, e Maria do Carmo Guilherme, vice. Presentes, ainda, os vereadores Julinho Lopes, Sérgio Desiderá, Sivaldo Faísca e Pitico do Bar.

Segundo a secretária de Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, que abriu a série de pronunciamentos, o município de Rio Claro tem, hoje, 1.277 alunos matriculados nas creches, 6.143 na pré-escola, 9.663 no Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série, e 210 nas classes de 5ª a 8a. A nova escola, que deverá reforçar a rede municipal já a partir do início do próximo ano letivo, será ampla o suficiente para proporcionar à clientela da região do Jardim Progresso – incrustado no Grande Cervezão – qualidade de atendimento. A planta da obra mostra que a área construída de 1.270 metros quadrados representa quase a metade da área total do terreno, que tem 2.800,00 metros quadrados. A secretária adiantou que nas próximas semanas estará reunindo-se com diretoras de escolas para fechar um diagnóstico que indicará as ações para os próximos quatro anos, no tocante à demanda por vagas.

Ao público presente na solenidade desta segunda-feira, que incluiu um animado grupo de alunos da Escola Municipal Sueli Aparecida Marin, o prefeito Du Altimari lembrou a trajetória política do deputado Arlindo Chinaglia, ex-vice-presidente da Câmara Federal, destacando que o parlamentar é um “homem que honra seus compromissos” e observou que o visitante foi o grande articulador, junto ao Governo Federal para a liberação dos recursos que tornarão possível a construção da escola. O prefeito creditou ainda ao então vereador Agnelo da Silva Matos Neto (hoje, secretário municipal de Habitação) e ao seu colega, vereador Sérgio Desiderá, que permanece na vereança, a proposta de realização do referido projeto. Desiderá ressaltou que a reivindicação apresentada e aprovada na Câmara de Rio Claro, sob a forma de requerimento, teve origem no Movimento Popular das Mulheres, que encaminhou esta solicitação aos dois vereadores.

Drama urbano

Chinaglia ratificou a importância da construção de escolas e, principalmente, de que elas possam oferecer qualidade de ensino e atenção às crianças. “Nas grandes cidades, o drama das crianças carentes cujos pais trabalham fora e que, consequentemente, ficam privados do convívio mais intenso com os filhos, é grave”, frisou o parlamentar. “Expostos às violências e às drogas muitos deles acabam se afastando completamente do convívio familiar e escapam o controle dos pais, que – desnorteados – recorrem à escola como tábua de salvação para suas crianças”, explicou o deputado. Por isso, argumentou, “construir escolas, manter a criança na sala de aula e educar com qualidade é a resposta que o poder público pode dar no âmbito desta questão”.

O vereador Ricardo Campeão, que falou em nome de seus colegas da Câmara Municipal, disse que o legislativo rio-clarense será sempre um aliado do Executivo e da Secretaria de Educação “em todas as ações que necessitaram do nosso aval”. Ele também cumprimentou seus pares, Sérgio e o hoje titular da Habitação, Agnelo da Silva Neto pelo empenho com o quais os dois legisladores se dedicaram a obtenção dos recursos para a execução da obra. O custo da obra totalizará R$ 1.230.000,00 aproximadamente. Deste total, R$ 700 mil já foram disponibilizados pelo Governo Federal à Prefeitura, cabendo também contrapartida do Município.