Pais e direção padronizam aplicação de remédios na creche Mora Guimarães

07/05/2009

A creche municipal Mora Guimarães, no bairro Nosso Teto de Rio Claro, definiu juntos com os pais os procedimentos para a administração de medicamentos a alunos que estejam fazendo algum tipo de tratamento médico.

 

O principal objetivo é facilitar a aplicação de remédios ao longo do dia. Padronizando os horários, a serem seguidos em casa e na escola, diminuem os riscos de erros ou esquecimento em relação aos medicamentos.

 

A padronização foi definida em reunião realizada no mês passado. Ficou estabelecido que os pais devem apresentar a receita médica original e deixar na escola o medicamento como o nome da criança marcado na caixa e no frasco, além do medidor do remédio, para que não haja problemas na dosagem.

 

A partir desses itens, foi montada uma tabela de horários para aplicação dos remédios. Os medicamentos ministrados de oito em oito horas devem ser tomados pelas crianças às 7 horas em casa, às 15 horas na escola e às 23 horas em casa. Medicamentos ministrados de seis em seis horas são tomados pelas crianças às 7 horas em casa, às 13 horas na escola, e às 19 horas e 1 hora em casa.

 

Os medicamentos ministrados de 12 em 12 horas devem ser tomados pelas crianças em casa, às 7 horas e 19 horas. Além disso, ficou definido que remédios ministrados uma vez ao dia serão sempre tomados em casa.

 

“Esses procedimentos também ajudam a garantir maior acompanhamento da família em relação à saúde das crianças, além de aumentar a segurança de nossos alunos”, comenta a diretora da Mora Guimarães, Alexandra Cristina Delbon.