Após 7 anos, Rio Claro realiza Conferência da Educação

25/05/2009

Após sete anos, o município de Rio Claro volta a realizar uma conferência da educação. O prefeito Du Altimari assinou na tarde desta quarta-feira, 20, o decreto convocando a 3ª Conferência Municipal da Educação que será aberta à participação de toda a comunidade em oito pré-conferências e elaborará propostas que serão encaminhadas para etapas regional, estadual e nacional.

“Queremos o envolvimento de todos os segmentos nesta discussão, que vem ao encontro da proposta de democracia participativa, defendida e praticada em nosso governo”, afirmou Altimari.

O prefeito anunciou que a prefeitura já estuda a implantação do Orçamento Participativo no município e reafirmou sua disposição em valorizar os conselhos municipais e demais canais de participação popular. “Já realizamos a Conferência da Igualdade Racial, nesta semana faremos a da Segurança Pública e ainda neste ano teremos as conferências da Criança e do Adolescente, a da Saúde e da Comunicação”, afirmou a vice-prefeita Olga Salomão.

A criação dos conselhos de escola deverá, segundo Olga, ser assunto prioritário na Conferência da Educação que tem o controle social como destaque e será oficialmente aberta em 26 de maio, com palestra do professor Pedro Goergen, no Centro Cultural. A primeira pré-conferência será realizada em dois de junho, no Colégio Puríssimo. Outras cinco já têm datas e locais definidos e duas ainda serão marcadas. “Para participar, o cidadão deve comparecer a uma das pré-conferências”, informa Eva Murbach, diretora da Secretaria da Educação.

A secretária municipal da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, disse que a conferência confirma o compromisso do governo municipal em “democratizar as políticas públicas”. As propostas a serem apresentadas pela população nas pré-conferências serão votadas nos dias 19 e 20 de junho.

A 3ª. Conferência Municipal da Educação tem como tema “Qual Escola Queremos?” e terá como eixos temáticos para discussão: o papel do Estado na garantia do direito à Educação de qualidade democratização do acesso à educação, permanência e sucesso escolar qualidade da educação, gestão democrática e avaliação formação e valorização dos profissionais da educação financiamento da educação e controle social justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

Valéria Aparecida Vieira Velis, do Conselho Municipal da Educação, e Theresa Adrião, do Departamento de Educação da Unesp, representaram os parceiros da organização da conferência no evento desta quarta-feira.