Crianças de projeto da prefeitura aprendem como é feito jornal

22/05/2009

A leitura diária da imprensa escrita tem nova perspectiva para as crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Presença Esperança na paróquia do Espírito Santo. “Ao conhecerem de perto as etapas de confecção de um jornal, os educandos estão mais estimulados a prestar atenção e discutir o que estão lendo nos jornais”, comenta a coordenadora Heloísa Rodrigues da Silva.

 

A visita, realizada no final de abril, foi a última etapa de trabalho iniciado em fevereiro, quando, orientados por professores, os atendidos no projeto passaram a fazer leitura dirigida de jornal. O trabalho envolveu a confecção de murais e ao final dessa etapa as crianças e adolescentes demonstraram interesse em ver ao vivo como é feito um jornal.

 

O projeto Presença Esperança tem 150 atendidos de seis a 12 anos na paróquia do Espírito Santo, localizada no Jardim Guanabara. Para fazer a visita ao jornal os educandos foram divididos em duas turmas.

 

Mais atividades

Segundo a coordenadoria do projeto na paróquia, os trabalhos direcionados continuam. Recentemente os atendidos puderam treinas dotes culinários, fazendo bombons para o Dia das Mães e confeccionando as embalagens para os chocolates.

 

Além dos trabalhos específicos, o projeto Presença Esperança oferece aulas de artesanato, desenvolve trabalhos na biblioteca e na área de informática, entre muitas outras atividades.

 

O objetivo do projeto, realizado pela prefeitura por intermédio da Secretaria de Educação, é oferecer alternativa de ocupação para crianças em horário extra-escolar. Além da paróquia do Espírito Santo, o projeto tem pólos no Sesi, Casa das Crianças, Educandário Maria Goretti, Casa D´Vó, Faculdades Anhanguera e Nosso Lar.

 

Os parceiros fornecem o espaço físico e a prefeitura comparece com monitores, professores, auxiliares de serviços gerais e materiais para o desenvolvimento das atividades.