Jogos e brincadeiras ajudam ensino em escola de Rio Claro

29/05/2009

A escola municipal Mitiko Nevoeiro, no Jardim São João, em Rio Claro, incorpora jogos e brincadeiras nas ações pedagógicas desenvolvidas com as crianças da Educação Infantil.

 

Com atividades tradicionais como a amarelinha, é possível proporcionar o aprendizado de forma lúdica, agradável e facilmente assimilável pelos alunos.

 

“O exemplo da amarelinha, que utilizamos recentemente com crianças de cinco e seis anos, mostra como a escola pode trabalhar com os alunos noções de quantidade, seqüência numérica, coordenação motora, escrita dos números e raciocínio lógico-matemático” comenta a coordenadora Samira L. de Souza.

 

Além das brincadeiras em si, os alunos também expressam a experiência através de desenhos que são comentados pelos próprios estudantes.

 

As possibilidades extraclasses vêm sendo muito exploradas na rede municipal de ensino de Rio Claro. Exemplo recente é o uso de azulejos na parte externa da escola Francisca Coan, onde crianças de até três anos podem soltar a imaginação e fazer desenhos.

 

No projeto presença Esperança do Jardim Guanabara, os educandos visitaram uma empresa jornalística para conheceram todas as etapas de confecção de um jornal.

 

E, além disso, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da escola Victorino Machado tiveram atividade extraclasse há poucos dias, quando foram visitar empresa de Santa Gertrudes do ramo de revestimentos cerâmicos.