Começam pré-conferências da Educação em Rio Claro

03/06/2009

Duas pré-conferências marcaram, ontem (terça-feira, 2), a fase de debates mais intensos que vai afunilar para a Conferência Municipal de Educação, a ser realizada dias 19 e 20 deste mês no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).

Nesta terça, as duas primeiras pré-conferências serão realizadas, ambas às 19h, no Colégio Puríssimo Coração de Maria – centro da cidade – e Escola Municipal Luiz Martins Rodrigues Filho, no Jardim Novo Wenzel.

Os debates prévios continuam hoje, quarta-feira, sempre com início às 19h, na Paróquia do Espírito Santo (Jardim Guanabara) e Escola Municipal Victorino Machado (Parque das Indústrias).

Depois, na quinta-feira, 4, serão realizadas as duas últimas pré-conferências, desta feita nas Escolas Municipais Clara Freire Castellano, no Recanto Paraíso e Ephraim Ribeiro dos Santos,  na Vila Cristina.

No lançamento da Conferência Municipal de Educação, em 26 de maio, no Centro Cultural Roberto Palmari, com a presença da secretária de Educação Heloísa Maria Cunha do Carmo, da vice-prefeita e secretária de Governo, Olga Salomão e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Valéria Aparecida Vieira Velis, entre outras autoridades, sacramentou-se a importância destas discussões no âmbito do município. 

Cidadania
É consenso que o ensino formal passa por um processo complexo de compreensão, que a Educação cobra da sociedade uma visão mais ampla e que as propostas produzidas nos debates devem contribuir para a formação de crianças e adolescentes mais preparados para o exercício pleno da cidadania, o que remete ao equilíbrio entre direitos e deveres.

As deliberações da Conferência Municipal de Educação, que vão alimentar os debates regionais e estaduais até desaguarem na Conferência Nacional de Educação são instrumentos fundamentais de participação da sociedade na definição de princípios e ações do Plano Nacional de Educação. Por isso, além de educadores, diretores de escolas, funcionários e estudantes, os debates são abertos à sociedade organizada e a todos os cidadãos interessados na questão.