Município continua pré-conferência da Educação para debater ações

04/06/2009

Os debates continuam hoje, a partir das 19h, nas Escolas Municipais Clara Freire Castellano, no Recanto Paraíso e Ephraim Ribeiro dos Santos, na Vila Cristina.

 

As pré-conferências marcaram a fase de debates que vão afuniliar para a Conferência Municipal de Educação, a ser realizada dias 19 e 20 deste mês no Núcleo Administrativo (NAM).

 

Os debates prévios continuam hoje, sempre com início às 19h, na Escola Municipais Clara Freire Castellano, no Recanto Paraíso e Ephraim Ribeiro dos Santos, na Vila Cristina.

 

A importância dessas discussões no âmbito do município formam oficializadas no lançamento da Conferência Municipal de Educação, em 26 de maio, no Centro Cultural Roberto Palmari. É consenso que o ensino formal passa por um processo complexo de compreensão, que a Educação cobra da sociedade uma visão mais ampla e que as propostas produzidas nos debates devem contribuir para a formação de crianças e adolescentes mais preparados para o exercício pleno da cidadania, o que remete ao equilíbrio entre direitos e deveres.

 

As deliberações da Conferência Municipal de Educação, que vão alimentar os debates regionais e estaduais até finalizarem na Conferência Nacional de Educação, são instrumentos fundamentais de participação da sociedade na definição dos princípios e ações do Plano Nacional de Educação. Por isso, além de educadores, diretores de escolas, funcionários e estudantes, os debates são abertos à sociedade organizada e a todos os cidadãos interessados na questão.