Crianças falam com Altimari e demonstram cidadania precoce

09/06/2009

Um grupo de crianças da Escola Municipal “João Rehder Netto” visitou nesta segunda-feira, 8, o prefeito Du Altimari, que os recebeu em seu gabinete no Paço Municipal. Em companhia das professoras Ana Elise e Cássia, os estudantes – todos do Pré-III – saudaram o prefeito com um sonoro “Bom dia” e passaram às mãos do Chefe do Executivo um abaixo-assinado em que solicitavam a revitalização da praça localizada na Rua 10 com Av.30, no Alto de Santana.

Na mensagem que prefaciava o abaixo-assinado lavrado na própria escola, os estudantes informavam que a praça tem sido utilizada por vândalos e usuários de drogas, bem como andarilhos, impedindo que as crianças e a comunidade vizinha ao local possam utilizar a área com segurança.

 

A iniciativa da visita e do “manifesto ecológico”, segundo as professoras, ilustra a política pedagógica da escola, que envolve os alunos em atividades relacionadas a vários temas. No caso, específico, o trabalho se refere ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho.

Surpreso e divertido com a vivacidade das crianças, que ficaram completamente à vontade diante do interlocutor, Altimari conversou com a turminha durante um bom tempo, chegando a telefonar para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Carlos Alberto Teixeira de Lucca para se inteirar da situação atual da praça e dialogar com os cidadãos-mirins que o aguardaram eufóricos.

 

Ao verificar que era mesmo De Lucca quem falava ao telefone, uma garotinha de cinco anos não se conteve e pediu a Altimari para também conversar com o secretário. Em suas perguntas, que emocionaram De Lucca, a menina repetiu o conteúdo do abaixo assinado, demonstrando uma atitude muito consciente, de cidadania autêntica.

Preservação

De volta ao assunto, de novo no gabinete, Altimari explicou à turminha que sua gestão tem sim um compromisso forte com a preservação ambiental.

 

Ele repetiu aos alunos que a prefeitura tem se dedicado à questão ambiental, priorizando áreas que vinham sendo relegadas há tempos, como o Jardim Público, Floresta Estadual e Lago Azul. “Aos poucos, vamos nos dedicar também aos outros espaços que são importantes para a comunidade, especialmente nos bairros”, disse.

 

O secretário de Lucca, por sua vez, confirmou que a praça citada no abaixo assinado foi roçada há poucos dias, num serviço que incluiu podas de galhos.

 

Outros equipamentos danificados, como alguns bancos e a iluminação, serão recuperados até meados da próxima semana com a participação da Secretaria Municipal de Obras, anunciou. “E embora a varrição seja rotina da nossa secretaria, vamos providenciar limpeza mais constante naquela praça”, completou.

Quanto ao problema dos vândalos, usuários de drogas e andarilhos que realmente perturba a paz destes lugares destinados ao lazer e descanso da comunidade, Altimari afirmou que a prefeitura vem reivindicando aumento de efetivos policiais para a cidade e que a vigilância patrimonial está se preparando para atuar mais intensamente neste sentido.

 

O prefeito pediu aos seus pequenos e vivazes interlocutores para que estes fossem portadores de seu abraço aos demais alunos da Escola Municipal “João Rehder Netto”.