Programa Brasil Alfabetizado será lançado quinta-feira em Rio Claro

17/06/2009

Rio Claro quer intensificar a alfabetização de adolescentes e adultos. Para oferecer mais uma alternativa de inclusão às letras àqueles que não sabem ler e escrever, o prefeito Du Altimari assinou adesão ao Brasil Alfabetizado, programa que será oficialmente lançado no município na quinta-feira (18), às 9 horas, no paço municipal.

Trata-se de iniciativa do governo federal voltado à erradicação do analfabetismo, a partir do qual a cidade terá pólos espalhados no município para atendimento de pessoas de 15 anos em diante que nunca freqüentaram a escola ou têm conhecimentos irrisórios de leitura e escrita.

Em Rio Claro, as atividades estão programadas para ter início entre agosto e setembro. Antes, a Secretaria Municipal da Educação definirá os locais de aulas em trabalho que deve contar com a colaboração de igrejas, sindicatos, associações de moradores e outras entidades que possam ceder espaço para o Brasil Alfabetizado.

Em um primeiro momento, a meta do governo municipal é chegar a mil pessoas, que desenvolverão as atividades em aproximadamente um ano. “Em seguida, essa pessoas serão encaminhadas para a Educação de Jovens e Adultos oferecidos na rede municipal”, explica a diretora pedagógica Valéria Vélis. “Dessa maneira daremos continuidade à formação desses beneficiados, que poderão prosseguir nos estudos”, completa, lembrando que hoje a Secretaria Municipal da Educação atende a cerca de 1.200 pessoas na EJA.

A Secretaria da Educação estima haver em Ri Claro aproximadamente seis mil pessoas dentro do perfil que o Programa Brasil Alfabetizado quer atingir. “Nossa perspectiva é dar continuidade ao programa nos próximos quatro ou cinco anos para reduzir drasticamente o nível de analfabetismo no município”, acrescenta Valéria Vélis.

O programa prevê repasse de verba do governo federal para as cidades envolvidas. “Os valores serão definidos quando for determinada a quantidade de alunos inscritos”, finaliza a diretora pedagógica da Secretaria da Educação.