Alunos da pré-escola na “Benjamim Ferreira” treinam escrita

25/06/2009

Os alunos da etapa II da Educação Infantil na Escola Municipal Benjamim Ferreira, no bairro Cidade Nova de Rio Claro, estão experimentando a construção da escrita em situações reais do uso da língua. Desde o início do ano os profissionais da Unidade trabalham para que já no Pré I as crianças possam produzir textos reais.

 

Sob o comando da professora Danielle, por exemplo, alunos do Pré I da escola produzem cartas à comunidade escolar fazendo solicitações de mais exemplares de livros para o “cantinho da leitura” ou convites para visitas de palestrantes que falam de assuntos como tratamento da água.

 

Também do Pré I, os alunos da professora Patrícia estão empolgados com a produção de cartas, bilhetes e convites que relacionados ao projeto de prevenção aos problemas bucais e de cuidado com os dentes.

 

No caso do Pré II, s alunos da professora Ana Carolina puderam observar como funciona um mimeógrafo para reprodução de bilhetes escritos pelos estudantes, nesse caso solicitando aos pais garrafas descartáveis para a confecção de artefatos. Eles também usam o computador da escola para digitar os bilhetes aos pais para pedirem material de confecção de prendas da festa junina.

 

Os alunos do Pré III A da professora Daniela Barbi trabalham na confecção de sacola que servirá de embalagem para transporte do livro de leitura semanal que os alunos levam para casa.  A atividade contou com auxílio da profissional de serviços gerais Zilda para costurar as sacolas.

 

No Pré II B a professora Sabrina estrutura o projeto sobre as profissões, tema que surgiu em função do interesse dos alunos em saber qual a função de cada profissional dentro da escola.

 

O trabalho dos professores é feito a partir de processo continuado de formação dos professores, que no último dia 18 fizeram trabalho de campo na cidade de São Carlos onde visitaram a escola Oca do Curumim, que traz como novidade a implantação da imprensa no ambiente escolar.