Mais de 220 pessoas participaram da abertura da Conferência Municipal da Educação em Rio Claro

25/06/2009

As 172 propostas apresentadas durante as pré-conferências foram distribuídas em cada um dos seis eixos temáticos.

A abertura da 3ª Conferência Municipal da Educação, na noite de sexta-feira, 19, reuniu mais de 220 pessoas, entre educadores, funcionários, delegados, convidados e a comunidade, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) de Rio Claro.

 

A conferência deste ano teve como tema central “Qual escola queremos?”, e a palestra de abertura foi proferida pelo professor doutor Romualdo Portela, da USP. O educador abordou o Sistema Nacional de Educação, assunto que baliza a etapa Nacional da Conferência e da qual Rio Claro também irá participar após concluir as fases Regional e Estadual.

 

A solenidade teve a apresentação do Coral em Libras, da Escola Municipal Prof. Armando Grisi, localizada no Jardim Paulista II. As crianças emocionaram o público com as canções “Pequeno Coração” e “Cada coisa em seu lugar”.

 

Em seguida, foi composta a mesa de abertura da Conferência com as presenças das seguintes autoridades, o prefeito Du Altimari e a primeira-dama Rosana Pinhatti Altimari, da vice-prefeita Olga Salomão, da secretária de Educação Heloisa Maria Cunha do Carmo, do vereador Sérgio Desiderá e da profa. Dra. Raquel Borghi, do Departamento de Educação da Unesp/Rio Claro. Antes de abrir oficialmente os trabalhos da Conferência, o prefeito Du Altimari pediu um minuto de silêncio pelo falecimento de Fausto Brunini Júnior, ocorrido na sexta-feira, dia 19, em São Paulo. Faustinho como era conhecido atuava, desde o inicio do ano, como assessor na Secretaria de Cultura e estava preparando um amplo projeto para o setor. Em seu discurso, Du Altimari destacou a importância da realização da Conferência Municipal da Educação na luta para se colocar em prática o princípio da democracia participava, a qual “defendemos como fundamental para a população ter voz nas decisões que norteiam as políticas públicas de nossa cidade”, enfatizou o prefeito.

 

O prefeito lançou um desafio aos gestores e educadores para que, em conjunto com a Administração, façam a avaliação das escolas e dos alunos da rede municipal. Essa proposta inovadora, na avaliação do prefeito, irá contribuir e muito para que a administração atinja a excelência nos serviços oferecidos à população.

 

Em seu discurso, a vice-prefeita Olga Salomão destacou o poder da Educação em transformar a sociedade e que a atual administração vem trabalhando, incansavelmente para atingir a qualidade no ensino. Nesse sentido, Olga destacou que a realização da conferência é um processo muito provocativo, isso porque traz novos desafios aos gestores públicos. A vice-prefeita lembrou ainda que as diretrizes apontadas pela plenária final da conferência serão incluídas no Plano Plurianual, do próximo ano.

 

A última conferência da Educação foi realizada em Rio Claro, em 2002, portanto, a retomada do processo de discussões com a participação da comunidade ocorre após sete anos. Estiveram presentes na solenidade de abertura da Conferência da Educação, os vereadores Julinho Lopes e Raquel Picelli, além do coordenador da Apeoesp de Rio Claro, professor Ademar Camelo. Os trabalhos da conferência tiveram seqüência no sábado, 20, e serão concluídos no próximo sábado, dia 27 de junho.