Simpósio da Educação enfoca as avaliações no processo pedagógico
03/07/2009
Desta quarta (1) até a sexta-feira (3) as pessoas que não integram a rede municipal de ensino podem fazer as inscrições para a décima sexta edição do Simpósio Rio-clarense de Educação. O tema do evento, que acontece de seis a oito de julho, é Avaliação: Repensar, Refazer Caminhos, Humanizar a Escola.
“O simpósio é um espaço de reflexão no qual podemos analisar e melhorar o cotidiano escolar”, comenta a Secretária da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, enfatizando que neste ano o evento vai integrar as ações do município na busca pela humanização do projeto pedagógico de Rio Claro.
Para se inscrever, é preciso acessar o portal da Secretaria Municipal da Educação pelo endereço http://www.educacaorc.com.br. A taxa de inscrição para os de fora da rede de ensino rio-clarense é de R$ 50,00. Na segunda (29) e terça-feira desta semana foram realizadas as inscrições internas na rede de educação da prefeitura. A estimativa é de que participem aproximadamente 1.200 pessoas no total.
A abordagem do tema será concentrada em três questões: “o que pensamos sobre a avaliação?”, “qual avaliação praticamos no cotidiano escolar?” e “qual a nossa intenção em avaliar?”. Palestras e relatos de experiências serão realizados por especialistas que, com esse evento, abrem nova etapa no processo de formação continuada da rede de ensino municipal.
Programação
As atividades começam no Grêmio da Cia Paulista no dia seis, segunda-feira, às 19 horas. A abertura será feita pelo professor José Pacheco, idealizador e dirigente da Escola da Ponte, em Portugal.
Quatro palestras serão realizadas no dia sete (terça-feira), todas a partir das 9 horas. No Núcleo Administrativo Municipal, o doutor Luis Carlos Freitas fala sobre Avaliação Externa das Escolas: Efeitos nas Salas de Aula. Freitas é professor titular da Faculdade de Educação da Unicamp.
No Sesi, a doutora Thereza Penna Firme desenvolverá o tema Os Avanços da Avaliação no Século XXI. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thereza é coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio.
No Centro Cultural, a doutora Emília Cipriano Sanches falará sobre Avaliação da Educação Infantil e Séries Iniciais – Ressignificando as Práticas Educativas. Emília Sanches é doutora em educação pela PUC SP e membro do Fórum Paulista de Educação Infantil.
Nas Faculdades Integradas Claretianas o professor João Nelson dos Santos vai explicar o novo Enem e suas implicações nos vestibulares. Santos é técnico do Ministério da Educação.
Ainda na quarta-feira (2), a partir das 13h30 nas Faculdades Claretianas, serão feitos relatos de experiências sobre o tema do simpósio da educação.
O último dia do evento, oito de julho, será realizado no Grêmio da Cia Paulista. São duas palestras. A primeira começa às 8 horas e traz o doutor Vitor Henrique Paro analisando a Avaliação Escolar como Processo Pedagógico e Instrumento de Gestão. Paro é professor titular da Universidade de São Paulo. Às 14 horas o doutor Cipriano Carlos Luckesi falará sobre Avaliação de Aprendizagem – Cuidados Metodológicos e Éticos. Luckesi é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.