Altimari inspeciona obras do Complexo Educacional Novo I

27/07/2009

O prefeito Du Altimari e o Secretário de Obras Ivan De Domenico visitaram na quinta-feira, 23, as obras do Conjunto Educacional Novo I.

O canteiro da obra mudou bastante desde o final de junho, quando o prefeito esteve no local vistoriando a construção. “Constatamos que o ritmo de trabalho é bom e isso nos leva a crer que o complexo poderá ser concluído até o final de dezembro, antecipando o cronograma de entrega em dois meses, como tínhamos solicitado à empreiteira” previu.

Os diretores da Secretaria de Obras, Rodrigo da Costa Mussio e da Secretaria de Educação, Wanoeles Ramos Ribeiro acompanham a visita. Luiz Carlos Fernandes, sócio-diretor da Prisma Engenharia e Pedro Augusto Amaral Paschoal, responsável técnico da obra recepcionaram o grupo liderado pelo prefeito.

Números

O complexo está sendo implantado num terreno de 17,5 mil metros quadrados e terá área construída superior a 9.600 metros quadrados.

O espaço vai abrigar uma creche, uma escola municipal de ensino infantil (EMEI), uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF I) e uma unidade da rede estadual (EMEF II).

As unidades serão servidas por duas quadras poliesportivas completas, projetadas com medidas olímpicas e equipadas com vestiários.

A estrutura de lazer e esporte inclui, ainda, um pequeno campo de futebol e playground. Cerca de 1.400 alunos serão atendidos.

A obra, iniciada em agosto de 2008, terá praticamente 90% de sua construção executada na administração atual. Seu custo está orçado em R$ 11 milhões, com pequena contrapartida do governo estadual, que entra com o equivalente a 20% do custo.

Foi nos últimos seis meses, contudo, que a obra efetivamente saiu do chão, com todas as unidades educacionais e as quadras de esporte em fase adiantada de construção.

A arquitetura é moderna, valoriza a facilidade de acesso e a funcionalidade dos espaços. No caso da creche, o prédio, que é térreo, já está com estrutura de cobertura praticamente pronta para receber as telhas, todas cortadas em medidas especiais e com pintura galvanizada.

O projeto da creche privilegia a circulação de ar e a luz natural.

Maior obra

Altimari tem considerado que essa é a maior obra da administração, o que é ratificado pelos números que o empreendimento envolve.  Segundo ele, a importância que seu governo vem atribuindo àquele conjunto educacional “comprova que rechaçamos qualquer idéia de revanchismo”.

Trata-se de uma obra que “vai atender a população do Jardim Novo I e adjacências, contemplando centenas de crianças com ensino de qualidade, atividades esportivas e, sobretudo, cidadania”, explica. “E, quando está em jogo o desenvolvimento e o futuro de nossas crianças, o bem-estar de suas famílias, não temos dúvida em tocar adiante uma obra desta natureza”, assinalou.

O engenheiro Ferrari, da construtora Prisma, confirma que a creche terá cerca de 980 metros quadrados de área construída, enquanto a EMEI ocupará área de 2.066,00 metros quadrados, distribuídos num pavimento térreo, primeiro e segundo pisos, no mesmo formato da EMEF I e EMEF II, cada uma com 2.492,00 metros quadrados de área construída. Já as duas quadras poliesportivas e os vestiários ocuparão espaço de quase 1.600,00 metros quadrados.