Floresta Estadual é pólo do programa Criança Ecológica
13/08/2009
 O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, e o prefeito Du Altimari lançam na sexta-feira (14) em Rio Claro o projeto Floresta Legal, iniciativa que cria um novo espaço para a educação ambiental no município. O lançamento acontece na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade às 10 horas, nas imediações do centro de convivência do antigo horto.
“Além da importância dos rio-clarenses contarem com mais uma alternativa de estímulo à consciência ecológica, o projeto também vai intensificar o atendimento ao público já realizado na Floresta e, conseqüentemente, contribuir na revitalização desse importante patrimônio ambiental, histórico e científico brasileiro”, comenta Altimari.
O “Floresta Legal” integra o programa Criança Ecológica, do governo do estado, criado como instrumento para informar e sensibilizar  o público de oito a dez anos sobre conceitos básicos da agenda ambiental. Para o projeto chegar a Rio Claro, a Floresta Estadual adaptou sala anexa ao centro de convivência.
O espaço foi totalmente adequado e decorado para receber grupos de 40 crianças que terão atividades monitoradas com vídeos, jogos, brincadeiras e explicações sobre temas ambientais, sob a orientação de cinco monitores treinados especificamente para esse trabalho. Também serão distribuídas cartilhas com material pedagógico aos participantes do projeto.
Parte da trilha da Floresta Navarro de Andrade também foi reservada para o “Criança Ecológica” rio-clarense, que terá sessões de duas a quatro horas de atividade nas terças-feiras de manhã, quartas-feiras de manhã e à tarde e quintas-feiras de manhã. “Os agendamentos podem ser feitos não apenas por escolas das redes municipal, estadual e particular, mas também por qualquer outro grupo organizado com crianças na faixa etária de oito a dez anos”, explica a diretora da Floresta Estadual, Denise Zanchetta.
Para participar do projeto Floresta Legal as escolas e grupos interessados devem contatar o telefone (19) 3524-7916. As visitas podem ser feitas já a partir da segunda-feira (17). Também é possível fazer agendamentos pelo endereço eletrônico http://www.criancaecologica.sp.gov.br mediante cadastro.
Segundo o Secretário de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema), Milton Machado Luz, a escolha da Floresta Navarro de Andrade como uma das Unidades de Conservação incluídas no “Floresta Legal” mostra a importância do município ter aderido ao protocolo Município Verde. A adesão aconteceu no dia nove de junho e, atingindo a pontuação exigida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Rio Claro terá certificado que ampliará o acesso do município a repasses de verbas na área.
O ingresso rio-clarense ao “Criança Ecológica” atende ao cumprimento de uma das diretivas do Município Verde, que é a educação ambiental. As outras diretivas são referentes a esgoto tratado, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, habitação sustentável, uso da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e conselho do meio ambiente.