Após etapa intermunicipal, Rio Claro estará na Conferência Estadual da Educação

19/08/2009

Rio Claro se prepara para a Conferência Estadual da Educação, que acontece em outubro. O município discutiu propostas em plenária nesta semana durante a etapa intermunicipal da conferência, realizada quarta e quinta-feira (12 e 13) no ginásio da Unicamp, em Campinas.

“Foi um debate muito proveitoso no qual Rio Claro apresentou propostas e definiu delegados para a conferência estadual”, explica a Secretária Municipal da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo.

A conferência intermunicipal foi dividida em seis eixos temáticos abordando o “Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade”, “Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação”, “Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar”, “Formação e Valorização dos Profissionais da Educação”, “Financiamento da Educação e Controle Social” e “Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade”.

A população rio-clarense já teve a oportunidade de discutir o setor educacional em âmbito local na conferência municipal da Educação, em junho deste ano. Cento e setenta e duas propostas foram colocadas em plenário na ocasião. O estímulo à participação direta da comunidade nas decisões políticas e administrativas é um dos focos do governo municipal, que neste ano já realizou também conferências de Ação Social, Segurança, da Igualdade Racial e agora prepara a conferência da Comunicação.

No caso da educação, a realização da etapa municipal e a participação nas fases intermunicipal e estadual vão ao encontro do trabalho realizado pelo governo federal, que marcou para abril de 2010 a Conferência Nacional da Educação (Conae). O documento-referência da Conae 2010 foi discutido no evento desta semana em Campinas.