Histórias de Lobato são encenadas em escolas de Rio Claro
29/09/2009
Ao invés de brinquedos, literatura infantil retratada em peça teatral. A mudança feita pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Rio Claro para comemorar o Dia da Criança foi bem recebida pelos educadores da rede municipal de ensino.
“Acho que é a primeira vez que o Fundo Social apresenta uma proposta inovadora como esta que, além de colaborar para o resgate da cultura nacional, abordará a estrutura de texto por intermédio de uma forma diferente de expressão, que é a história”, avalia a professora Mônica Maria Leme, coordenadora de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação.
O título escolhido foi Memórias da Emília, obra de Monteiro Lobato, que será encenado pela Cia. Quanta de Teatro, pela manhã e à tarde durante todo o mês de outubro, para um público de 4 a 12 anos, num total de 8154 crianças.  “Preferimos oferecer teatro, pois entendemos que é algo que permanece na memória e vai colaborar na formação destas crianças”, afirma Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social.
“Será também uma tentativa de despertar nesta geração o interesse por atividades culturais”, ressalta Rosana, que na semana passada fez reunião com diretores de escolas e setor administrativo da Secretaria da Educação para definir detalhes da programação.
“Nossos professores estão incluindo as obras de Monteiro Lobato no dia a dia da sala de aula para que haja um total aproveitamento da peça teatral que os alunos irão assistir”, comenta a secretária da educação, Heloísa Cunha do Carmo.
A atriz Alyne Arins Silva, da Cia. Quanta de Teatro, está “entusiasmada com a oportunidade de apresentar os contos de Monteiro Lobato para o público infantil rio-clarense”. “Mostraremos as aventuras desses incríveis personagens com muita música, de maneira lúdica.
Visconde de Sabugosa, carregado de livros de ciências e contos divertidos, irá despertar aventuras e memórias de Emília e sacudir a criançada”, anuncia Alyne.
O grupo rio-clarense de teatro fará 38 apresentações, sendo a primeira na segunda-feira, 28, a partir das 10 horas, na Escola Municipal Paulo Koelle, e o encerramento na Escola Isolina Cassavia dia 30 de outubro.