Histórias de Lobato encantam crianças em escolas

30/09/2009

Crianças da Escola Municipal Paulo Koelle demonstraram grande satisfação ao participarem nesta segunda-feira, 28, das atividades de teatro oferecidas pelo Fundo Social de Solidariedade do Município em comemoração ao Dia da Criança. “Vamos fazer um mês inteiro de apresentações nas escolas municipais”, confirmou Rosana Altimari, presidente do Fundo Social, que assistiu a apresentação de estréia no período da manhã.

 “Achei ótima a iniciativa, pois o trabalho com música e história infantil mexe muito com as crianças, de uma maneira bastante positiva”, avaliou Bianca Tavares Barraca, vice-diretora da Escola Paulo Koelle.

As crianças cantaram com os artistas músicas do folclore infantil, improvisaram uma banda com chocalho, triangulo e atabaque e ficaram entretidas com histórias como o aprisionamento do Saci numa garrafa e o casamento de Emília.

Ao invés de brinquedos, as crianças rio-clarenses ganharão literatura infantil de Monteiro Lobato retratada em peça teatral.

A mudança feita pelo Fundo Social de Solidariedade, numa parceria com a Cia. Quanta de Teatro e a Secretaria da Educação foi bem recebida pelos educadores da rede municipal de ensino. Jeferson Primo, da Cia Quanta, filmou e fotografou cada passo de Emília, Tia Anastácia e Visconde de Sabugosa nas conversas e cantorias com a criançada.

“O que mais me chamou a atenção foi o carinho oferecido a estes pequenos”, comentou, acrescentando que “a interatividade proporcionada pelo teatro foi sensacional”. O título escolhido foi Memórias da Emília, que será encenado pela manhã e à tarde até o final de outubro, para um público de 4 a 12 anos, num total de 8154 crianças.

 “Preferimos oferecer teatro, pois entendemos que é algo que permanece na memória e vai colaborar na formação destas crianças”, afirma Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social.