Gambá visita escola e ajuda a orientar sobre educação ambiental
08/10/2009
Uma visita inusitada marcou a manhã de quarta-feira (7) da escola municipal de Rio Claro Antônio Sebastião da Silva, no Parque das Indústrias, Grande Cervezão.
Além dos alunos, um pequeno gambá também aproveitou o horário da entrada para “conhecer” as dependências da unidade de ensino. Imediatamente, a direção da escola acionou o corpo de bombeiros, que recolheu o animal.
O episódio, que chamou a atenção dos estudantes, foi aproveitado como complemento às atividades de educação ambiental realizadas na “Antonio Sebastião da Silva”.
“Tivemos a preocupação de mostrar aos alunos alguns procedimentos em casos como esse”, explica a vice-diretora Ana Elise. “Deixamos claro que é preciso recorrer a profissionais capacitados para fazer o contato direto com o animal”, destaca.
Os bombeiros também participaram da orientação e percorreram salas de aula com o gambá, para que as crianças pudessem ver de perto.
Os profissionais enfatizaram que não se deve jogar pedras ou tentar machucar animais como esse. “O gambá deve ter vindo da Floresta Estadual”, continua a vice-diretora, acrescentando que o bicho foi levado pelos bombeiros ao seu provável local de origem.
Gambá
O gambá é um marsupial que se alimenta de ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos e anfíbios. O mau cheiro associado ao animal é um mecanismo de defesa para espantar outros animais. O mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.
Os gambás vivem em quase todos os países da América, desde a Argentina até os Estados Unidos.