Mais 12 escolas de Rio Claro terão laboratórios de informática

27/10/2009

A rede municipal de ensino de Rio Claro receberá do Ministério da Educação mais 86 computadores.

A confirmação foi feita à Secretária Municipal de Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, em audiência no MEC semana passada. “Doze escolas passarão a ter laboratório de informática e outras duas terão a sala de computadores ampliada”, informa Heloísa.

Os computadores chegarão a Rio Claro por intermédio do programa Pró-info, do governo federal. O assunto foi um dos temas discutidos entre a Secretária de Educação e o Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, e equipe do ministério. 

Fernando Haddad, titular da pasta, não pôde receber a representante do governo municipal, como previsto, por ter sido convocado pelo presidente Lula para seguir a Minas Gerais onde esteve na última quarta-feira, data da audiência. “Foram quatro horas de conversa na qual fizemos reivindicações para o setor de ensino rio-clarense e tiramos dúvidas sobre projetos em andamento ou já encaminhados à esfera federal”, explica Heloísa do Carmo.

Um desses assuntos foi o programa Mais Escola, em que se estabelece convênio para atividades escolares em tempo integral.

O Ministério confirmou a implantação na escola Celeste Calil, no Jardim Novo Wenzel, e recebeu da prefeitura solicitação para estender o programa a mais duas unidades de ensino, a Antônio Sebastião da Silva, no Parque das Indústrias, e Luiz Martins Rodrigues Filho, também no Novo Wenzel.

O governo federal analisa, ainda, solicitação de Rio Claro referente a recursos destinados à construção de uma creche para atender aos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel.

Nesse caso, como no da escola de Educação Infantil no Jardim Progresso, para a qual a prefeitura também pediu verbas ao MEC, a parceria, se confirmada, será feita através do programa Pró-infância.

Informática

As escolas que passarão a ter laboratório de informática receberão sete computadores cada a partir do convênio com o governo federal.

Serão contempladas as unidades de ensino Antônio Sebastião da Silva (Parque das Indústrias), Dante Egreggio (Vila Paulista), Dennizard França Machado (distrito de Batovi), Diva Marques Gouvêa (Consolação), Djiliah Camargo de Souza (Jardim Ipê), Hamilton Prado (Vila Olinda), Jovelina Morateli (Parque Mãe Preta), Marcelo Schmidt (Centro), Monsenhor Martins (Vila Operária), Sylvio de Araújo (São Miguel), Victorino Machado (Cervezão) e João Baptista Maule (distrito de Assistência).

Além disso, as escolas Antônio Maria Marrote (Bairro do Estádio) e Caic (Jardim Guanabara), que já possuem laboratório com sete computadores, receberão mais um equipamento cada.

“Em nossos laboratórios os computadores são utilizados no processo educacional como instrumentos de inclusão digital e também para auxiliar no desenvolvimento do conteúdo de outras disciplinas”, explica a diretora do departamento de planejamento e projetos especiais, Eva Murbach.