Escola Luiz Martins recebe palestra sobre questões psicomotoras
11/11/2009
A Escola Municipal Luiz Martins Rodrigues Filho, de Rio Claro, trouxe a Professora Ivanise Marson Tomazella para orientar sobre as dificuldades de aprendizagem decorridas de questões de ordem psicomotora.
A palestra da professora aconteceu na semana passada. Ivete Tomazella é professora da rede particular de ensino, com experiência profissional de 20 anos com crianças de Ensino Fundamental I.
Formada em Pedagogia, Psicopedagogia e com formação em Psicomotricidade há sete anos, a palestrante falou com as professoras e equipe pedagógica.
Ela destacou a importância do trabalho do professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental no desenvolvimento psicomotor dos alunos, bem como sobre a importância e necessidade do brincar, da utilização do movimento das instruções claras e precisas em sala de aula para os alunos possam ter boa quantidade de representações mentais e autonomia de raciocínio, “sobretudo nessa época, em que tudo é oferecido quase sempre pronto”.
Psicomotricidade é uma ciência da educação que utiliza o corpo e os movimentos para se atingir outras habilidades da criança, além das cognitivas.
Uma criança ao chegar na escola não traz somente sua capacidade cognitiva, mas também uma vivência sócio-emocional e psicomotora, áreas que não podem ser descartadas e esquecidas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem.
Quando se dá a oportunidade da criança explorar na escola o maior número possível de vivências corporais (dança, teatro, esporte, jogos, brincadeiras folclóricas, uso de diferentes materiais), melhores seo as condições dos alunos se relacionarem bem com a aprendizagem.
Problemas de esquema corporal mal estabelecido podem levar a criança a ter mais dificuldade no momento da escrita, de se vestir, de se organizar.
Também podem ser afetados a coordenação motora e o equilíbrio. Já problemas de lateralidade mal vivenciada podem levar a criança a se confundir no momento da leitura, da cópia da lousa, da organização de sílabas e palavras, de frases e textos, e de organizar os algoritmos das quatro operações.