Prefeitura quer mais escolas estaduais em Rio Claro
16/11/2009
A prefeitura de Rio Claro trabalha para ampliar a quantidade de escolas estaduais no município. Em conversa com o Secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, na quarta-feira (11) em São João da Boa Vista, o prefeito Du Altimari solicitou a inclusão da cidade na programação estadual de construções escolares.
“Além dos investimentos que estamos fazendo na rede municipal de ensino, entendemos que a implantação de mais escolas estaduais em Rio Claro é uma demanda que merece a nossa atenção”, pontua Altimari, observando que, além dos constantes contatos como o feito nesta semana – diretamente com o Secretário Estadual da Educação –, o município já toma medidas concretas para formalizar parceria com o estado e viabilizar mais unidades de ensino estaduais no município.
Na terça-feira (10), a Secretária de Educação de Rio Claro, Heloísa Maria Cunha do Carmo, vistoriou áreas na cidade junto com o dirigente regional de ensino, Moacir Rossini. O objetivo foi o de identificar possíveis locais para que o governo estadual possa construir escolas.
“Queremos que essas obras aconteçam por intermédio do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construções Escolares”, explica a Secretária da Educação de Rio Claro.
Conhecido como PAC, o programa estadual prevê ações coordenadas com as cidades em várias áreas. “Para que seja viável, entretanto, é necessário que a prefeitura doe a área na qual a Secretaria Estadual da Educação construa a escola”, esclarece Heloísa do Carmo. “Sem a definição do local por parte do município, não é possível formalizar o convênio, daí a nossa preocupação em encontrar áreas que possam receber os prédios”, acrescenta.
Segundo a Secretária Municipal da Educação, Rio Claro não tem muitos terrenos institucionais disponíveis. “Por isso, as vistorias que iniciamos nesta semana também incluem áreas à venda ou passíveis de desapropriação”, conclui.