Ensino obrigatório da cultura afro-brasileiro será tema de minicurso
19/11/2009
Como parte das discussões sobre “Zumbi dos Palmares – Raízes de Lá”, tema da Semana da Consciência Negra em Rio Claro, o Arquivo Público e Histórico e a Secretaria Municipal de Educação, realizarão nesta quinta-feira, 19, minicurso para que as escolas municipais possam conhecer e ampliar as possibilidades de trabalho com as crianças na aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Estas leis tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do país e determina que o conteúdo programático deverá abordar o estudo da história da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à história do Brasil.
Esses conteúdos deverão estar ligados, em especial, nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Teresa de Arruda Campos, superintendente do Arquivo do Município, ressalta que a motivação para a organização desse minicurso deve-se a uma das propostas da Conferência Municipal da Igualdade Racial/2009, realizada em abril, que apontou a necessidade de levar a discussão sobre a africanidade presente em nossa cultura e aproximar professores e crianças desse debate, visando conhecer e reconhecer nossa história e com isso contribuir para diminuir o racismo presente em nossa sociedade.
“A escola é o espaço que pode contribuir nessa mudança de postura e de discussão da garantia de direitos”, afirma Heloísa Cunha do Carmo, secretária municipal da Educação.
No minicurso serão discutidos, entre outros assuntos, a necessidade de trabalhar as diferenças produzidas pelas desigualdades sociais e por pensamentos que marginalizam e segregam o negro, e o papel da mídia como formadora de opinião sobre a imagem do negro.
O minicurso será ministrado pela professora Sandra Regina do Nascimento Santos que é jornalista e historiadora e tem trabalhado intensamente nas questões étnicas que permeiam nossa sociedade, especialmente a mídia e a escola.
Os participantes receberão certificado, fornecido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O minicurso será no auditório da Secretaria da Educação, na Rua 6 com a Avenida 48, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). Vários outros eventos estão na Semana da Consciência Negra, coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc).