Escola de Rio Claro arrecada 1200 litros de óleo vegetal usado
29/11/2009
A escola municipal Professor Sylvio de Araújo, de Rio Claro, ultrapassou a meta de arrecadação de mil litros de óleo vegetal usado em 2009.
Localizada no bairro São Miguel, a unidade de ensino chegou, antes do final do ano letivo, a 1200 litros coletados entre a comunidade.
O projeto Olho Vivo – Água e Óleo não se Misturam tem como objetivo conscientizar e sensibilizar os alunos para que sejam multiplicadores de informação e contribuam para a mudança de hábito de familiares e da população em geral no que diz respeito ao reaproveitamento dos resíduos domésticos de forma responsável, para a formação de uma consciência ambiental consistente.
A coleta de óleo feita na escola Sylvio de Araújo está inserida no projeto político-pedagógico voltado à Educação Ambiental.
O óleo vegetal usado, trazido pelos alunos e pelos moradores do bairro e imediações, é recolhido pela empresa Planeta Azul Coletora de Resíduos Ltda.
Ao evitar que o óleo usado em suas casas seja descartado inadivertidamente, os estudantes dão grande contribuição ao meio ambiente, uma vez que o óleo forma uma camada densa na superfície quando é jogado na água.
Essa camada impede as trocas gasosas e a oxigenação e é um grave problema para o meio ambiente, principalmente para rios e lagos.
O óleo contamina o lençol freático e prejudica o tratamento de esgoto. Cada litro de óleo chega a poluir um milhão de litros de água.
A escola Sylvio de Araújo fica na rua nove, 2486, bairro São Miguel. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone 3527.1394 ou 3527.1460.