Rede de ensino cresceu 430 vagas em 2009

15/01/2010

Quatrocentas e trinta novas vagas. Esse é o saldo dos investimentos da prefeitura de Rio Claro em 2009 para ampliar o acesso da população à rede municipal de ensino e impulsionar a universalização do atendimento escolar na cidade.

“Mesmo trabalhando com restrições orçamentárias, já que herdamos o planejamento financeiro de outra administração, e apesar da crise que abalou o mundo durante boa parte do ano, não deixamos de investir nesse que é um ponto fundamental de nosso governo”, comenta o prefeito Du Altimari.

O principal destaque do trabalho da prefeitura na criação de vagas neste primeiro ano é o ensino em tempo integral, com mais 240 lugares, 150 no Projeto Recriando, que oferece pré-escola, e outras 90 no Projeto Presença Esperança, com Ensino Fundamental I.

Ambos os projetos desenvolvem as aulas em período integral. “É o início de um trabalho que, adequado à nossa meta da universalização do acesso à escolarização, pretendemos dar continuidade nos próximos anos sempre buscando a construção de uma escola de qualidade que chegue a todos, indistintamente”, observa a Secretária da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo.

Dentro desse princípio, a atual administração também garantiu em 2009 mais 70 vagas em salas de Recursos Multifuncionais, nas quais são atendidas crianças com dificuldade de aprendizagem e as portadoras de necessidades especiais.

Não apenas as crianças foram beneficiadas com a ação da pasta, que ainda providenciou neste ano a ampliação em 120 vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com esse trabalho, também foi possível reduzir pela metade o déficit de vagas nas creches municipais, para as quais a demanda é muito grande na cidade.

Cerca de 600 crianças não conseguiram vagas em creches municipais no ano passado, número reduzido em 50% neste primeiro ano de atual administração.

Para 2010, a expectativa da Secretaria da Educação é de que mais 200 vagas sejam criadas nas creches mantidas pela prefeitura.

“Por outro lado, em relação às pré-escolas, conseguimos atender a toda a demanda neste ano”, sublinha a diretora do departamento de Planejamento e Projetos Especiais, Eva Murbach.

Para que a ampliação de vagas em Rio Claro continue acontecendo na rede municipal, a prefeitura dá continuidade durante o próximo ano a obras de reformas, ampliações e construções de unidades de ensino como o complexo educacional do Jardim Novo I, e escolas do distrito de Ferraz e Jardim Progresso, creche Santa Rosa, Escola Agrícola, Antônio Maria Marrote, Elpídio Mina, Francisca Coan, Hamilton Prado, Monsenhor Martins e Laura Penna Joly.

O ano de 2009 também marcou a finalização de obras nas escolas Comecinho de Vida, Maria Teixeira Fitpaldi, Clara Freire Castelano e Sylvio de Araújo.