Alimentação escolar: cozinheiras recebem orientações
03/02/2010
Cento e vinte cozinheiras receberam nessa segunda (1) e terça-feira orientações da prefeitura a respeito do trabalho que começam a realizar a partir da quinta-feira (4), início do ano letivo da rede municipal.
São servidoras recém contratadas pela administração local que, a partir deste ano, retoma o regime de autogestão da Alimentação Escolar após anos de tercerização.
As novas cozinheiras estiveram nesses dois dias no auditório da Secretaria da Educação dividas em quatro turmas para receberem o manual de boas práticas e receituário.
“É um material de auxílio para ajudar as servidoras principalmente nesse início de ano letivo”, comenta a diretora do departamento de Alimentação Escolar, Fátima Rosa Schiavon.
Além das dicas, as novas servidoras, que já fizeram a escolha das escolas onde vão trabalhar, também foram apresentadas ao departamento e ouviram breve contextualização sobre o dia a dia do serviço.
As cozinheiras serão responsáveis pelo preparo de aproximadamente 54 mil refeições diárias para 39 mil pessoas entre alunos da rede municipal, os atendidos em entidades assistenciais, e estudantes da rede estadual, que voltam às aulas no próximo dia 18.
No caso das unidades mantidas pela prefeitura, as aulas nessa quinta e sexta-feira acontecem em regime de adaptação, por isso a alimentação nesses dois dias será servida de acordo com o período que os alunos permanecerão na escola, que será de apenas duas horas.
Fátima Schiavon salienta que as primeiras semanas da autogestão da merenda serão fundamentais na avaliação do trabalho. “Toda a mudança requer uma adaptação”, enfatiza, “Por isso, vamos observar cada aspecto desse início de trabalho para fazer eventuais acertos que se façam necessários”, destaca.