Ampliar vagas é uma das metas da Educação para 2010
22/02/2010
Ampliar o número de vagas, sobretudo nas creches e pré-escolas, e fortalecer o atendimento em tempo integral, são duas das principais metas na área da educação em 2010.
Ambos os objetivos foram reafirmados pelo prefeito Du Altimari e pela Secretária Municipal da Educação, Heloísa Maria Cunha do Carmo, para as mais de duas mil pessoas que compareceram ao primeiro encontro pedagógico da rede municipal de ensino deste ano.
O evento, realizado na manhã de sexta-feira (19) no Grêmio da Cia Paulista da Santa Cruz, reuniu professores e funcionários da Secretaria da Educação e marcou a abertura oficial do ano letivo.
“Com o empenho, apoio e capacidade de todos vocês, conseguiremos avançar ainda mais em 2010”, disse o prefeito ao abrir o encontro, lembrando que no ano passado as limitações impostas pela crise financeira global e pelo orçamento herdado da administração anterior não impediram o setor de avançar.
Quatrocentas e trinta novas vagas foram criadas em 2009. Altimari ressaltou a importância dada pela atual administração ao ensino lembrando aos presentes que está no setor educacional a maior obra física feita pela prefeitura, numa referência ao Complexo Educacional do Jardim Novo I.
“Combinando investimentos, a capacidade e a vontade dos educadores e funcionários, poderemos fazer de nossa educação uma referência nacional”, observou.
A Secretária da Educação destacou o constante aprimoramento dos professores, que será mantido neste ano, lembrando que no ano passado foram 1.560 horas de formação em 21 cursos oferecidos a 1.039 participantes.
“Esse preparo é importante já que nossos dois mil professores são peça central na construção de uma escola de qualidade, que, na esfera municipal, atende a quase 20 mil alunos, um contingente expressivo dentro da nossa sociedade”, afirmou.
Heloísa do Carmo também deu as boas vindas aos funcionários que foram recentemente integrados à pasta da Educação, entre eles os contratados no concurso público realizado no final do ano passado.
“A experiência dos que aqui já estavam e a vontade dos que estão chegando são dois fatores que, combinados, acrescentarão mais qualidade ao trabalho que desenvolvemos”.
Exemplo dessa importância foi citado pela vereadora Raquel Picelli que, evocando a Lei Maria da Penha, lembrou que a precariedade na educação é um dos combustíveis para muitos casos de violência doméstica que ainda assolam o país.
Além de Raquel Picelli, estiveram presentes o vereador Julinho Lopes, o ex-prefeito Cláudio Di Mauro e Liliane Farkas Fegadolli, da diretoria regional de ensino de Limeira.
Obras
Para garantir a criação de mais vagas na rede pública municipal de ensino, a prefeitura investe em obras de reformas, ampliações e construções de unidades de ensino como o complexo educacional do Jardim Novo I, e escolas do distrito de Ferraz (que será entregue neste sábado, 20) e Jardim Progresso, creche Santa Rosa, Escola Agrícola, Antônio Maria Marrote, Elpídio Mina, Francisca Coan, Hamilton Prado, Monsenhor Martins e Laura Penna Joly.
Os investimentos devem permitir que o ensino de período integral ganhe mais vagas, a exemplo do que já aconteceu no passado, com a criação de 150 vagas no Projeto Recriando, que oferece pré-escola em período integral, e outras 90 vagas no Presença Esperança, que atende também em período integral crianças no Ensino Fundamental I.