Simpósio da educação confirma importância da troca de experiências

15/07/2010

Para Boff, a escola pode construir um mundo mais fraterno

O filósofo Leonardo Boff disse em Rio Claro, onde esteve para a abertura do Simpósio Municipal da Educação, que a escola é lugar de transformação de mentes, corações e hábitos, que pode construir um mundo mais fraterno, mais espiritual. “E a escola tem que ir além de seus muros”, afirmou.

Boff defende a troca do paradigma da conquista por um paradigma do cuidado amplo, do acolhimento das pessoas e todos os demais seres da Terra.

Para Boff, cuidar desde o lixo da casa, ser anticonsumo e assumir responsabilidade universal é a base de uma nova ética. Disse que o mundo vive quatro grandes crises: da exclusão social, do aquecimento global, da falta de água potável e da desertificação, mas se mostrou otimista ao afirmar que “a vida é mais forte que a morte, por isto é ela que vai triunfar”.

A vice-prefeita Olga Salomão, que representou o prefeito Du Altimari no evento de abertura do Simpósio, disse que “é preciso adotar novas formas de relações humanas para que as crianças não cresçam com valores individualistas”.

E acrescentou: “O que temos hoje é a desvalorização da vida”. Heloisa do Carmo, secretária municipal da Educação, parabenizou os professores “e cada um dos funcionários da secretaria da Educação pelos avanços conseguidos na educação de nossas crianças e jovens”.

A presidente da Câmara Municipal, Mônica Hussni Messetti, destacou “a importância e a responsabilidade de cada educador na formação das crianças”.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes representantes do Ministério da Educação, da Delegacia Regional de Ensino, da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Extensão, os vereadores Sérgio Desiderá e Maria do Carmo Guilherme, a primeira-dama Rosana Pinhatti Altimari, e o ex-prefeito Cláudio Di Mauro.

A 17ª edição do Simpósio Rio-clarense da Educação

Terminou na quarta-feira (14) confirmando o sucesso desse evento que promove importante momento de reflexão sobre o ensino e acentua a importância do aprendizado e troca de experiências entre os educadores.

O simpósio foi aberto na segunda-feira (12) pelo professor e teólogo Leonardo Boff abre no Grêmio Recreativo da Cia Paulista falando sobre “Ética e diversidade: construindo homens e mulheres de valor na escola”.

A extensa programação do simpósio incluiu mais de 20 oficinas temáticas, voltadas exclusivamente para profissionais da rede municipal de ensino, e palestras abertas ao público.