Prefeitura adquire prédio e amplia vagas de creche
29/07/2010
A prefeitura de Rio Claro dá mais um passo no programa de ampliação de vagas escolares com a incorporação de novo prédio à rede municipal de ensino. Na próxima terça-feira (3) às 14 horas a Secretaria da Educação recebe definitivamente as chaves de imóvel no Bairro do Estádio que era alugado e, agora, adquirido pelo município, será utilizado para a criação de mais 62 vagas de creche.    
Essa ampliação acontece porque alunos de pré-escola que tinham aulas no local entre 2007 e este ano foram remanejados para a escola Antônio Maria Marrote. A tradicional unidade de ensino passou por recente ampliação, ganhou mais seis salas de aula e agora recebe os estudantes que eram atendidos no prédio alugado.    
“Ao invés de encerrar as atividades escolares no imóvel, vamos continuar utilizando o prédio, mas agora para ampliar o atendimento na Educação Infantil Etapa 1, que corresponde às creches”, explica a Secretária Municipal de Educação, Heloísa do Carmo.    
A Secretaria da Educação explica que as salas de creche têm dinâmica diferenciada em relação às de Educação infantil Etapa 2, referente às pré-escolas. “Devido a essas diferenças e à necessidade de atender corretamente crianças na faixa etária de quatro meses e três anos, as instalações recém-adquiridas pela prefeitura passarão por adequações”, explica a diretora de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria da Educação, Eva Murbach. O projeto das obras está em fase de elaboração.
Investimentos    
Para adquirir o imóvel, a prefeitura fez investimento de R$ 300 mil. O prédio fica na rua 17, 135, Bairro do Estádio e pertencia ao Sindicato dos Metalúrgicos – Regional de Limeira, sub-sede de Rio Claro. Mensalmente, a Secretaria da Educação pagava R$ 1.757,42 de aluguel para poder utilizar as instalações.    
A intenção do governo municipal é de que a nova creche esteja em funcionamento para o ano letivo de 2011. “Devido aos procedimentos burocráticos necessários no setor público, iniciativas como a compra de um imóvel e a viabilização de obras, reformas e ampliações acaba sendo mais lenta que em outras áreas”, salienta Eva Murbach, que ressalta, entretanto, que o município vem avançando desde 2009 na criação de vagas.      
No caso das creches, as ações do governo municipal em adequações e ampliações renderam até agora mais 60 vagas, às quais serão somadas mais 62 com o prédio adquirido pelo município no Bairro do Estádio, além da creche em construção no Jardim Progresso, que terá outras 125 vagas. E com a mudança da creche Santa Rosa, no Grande Cervezão, para prédio próprio, serão outras 30 vagas a mais.    
Em outra frente, a creche Sebastião Ambrósio ganhará instalações mais adequadas ao ser transferida para o Complexo Educacional do Jardim Novo I, obra que está sendo finalizada pela prefeitura.