Encontro Estadual de Supervisores
18/06/2012
Supervisores de Ensino da Secretaria Municipal da Educação participam do XXVI Encontro Estadual de Supervisores.
 
Os superviores da SME participaram de 15 a 18 de maio na Estância de Barra Bonita do Encontro da APASE( Sindicato dos supervisores de ensino do magistério oficial  no Estado de São Paulo), na Estância de Barra Bonita. O Encontro teve como tema- A Educação contemporânea: desafios frente à lógica da mercadoria.
Na primeira conferência: Educação contemporânea- desafios frente a lógica da mercadoria, o Prof. Dr. Silva Junior  ressaltou  a importância de encontros dessa natureza¨porque se pode partir de um acúmulo sobre o que está acontecendo na história recente do Brasil¨e dos seus desdobramentos que causam grande impacto nas instituições e no seu cotidiano. Afirmou que uma forma de influenciar a reflexão sobre a própria prática cotidiana do professor, do professor coordenador e equipe gestora é partir do próprio cotidiano. ¨O cotidiano é uma esfera em que se vive, e esse cotidiano exige respostas automáticas de quem age e a resposta automática não lhe permite reflexão¨.
Na segunda conferência: ¨Mercantilização e Política de Desenvolvimento de Currículo- a necessária discussão sobre Público, Estatal e Privado¨, o Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas  alertou para a grande pressão  sofrida sobre o setor educacional no Brasil  para enquadrá-lo dentro ¨das necessidades de valorização do processo produtivo, valorização do capital¨. Essa pressão é agravada ¨pela disputa de agenda, entre o que nós chamamos de reformadores empresariais e os profissionais da educação¨. A Profª Drª Theresa Adrião, abordou o processo de privatização da gestão pública  e a inserção do supervisor de ensino neste contexto e sua relevância ¨inclusive como um sujeito capaz de segurar essa tendência¨.
 Na terceira conferência: ¨Qual a supervisão para uma escola e uma sociedade humanizadoras e includentes? O Prof.Dr. Dermeval Saviani, apresentou o histórico da formação dos educadores e do aparecimento da suipervisão de ensino. ¨Na medida em que o supervisor se empenha em se apropriar desses elementos e aplicar esse método de análise na realidade na qual vive, na situação em que vive, nas condições da educação, é que ele desenvolve sua consciência crítica...¨. Para o Prof.Dr. Heloani, ¨o supervisor é um meio fundamental para se alcançar um fim que é a educação, mas, esse meio não pode se resumir à questão técnica com o risco de tornar-se também um meio técnico¨. O supervisor de transpor sua função tradicional para transformar-se, não só o meio, mas a finalidade completa.
 Na quarta conferência: Educação Escolar Includente- como institui-lá?  O Prof.Dr. César Nunes, ressaltou que ¨o sistema educacional tem na supervisão um ponto fundamental de sensibilização e se os supervisores, a  partir disso, desencadearem  uma consciência dos novos direitos sociais, a escola tenderá a assumir a dimensão inclusiva e superar a tradição e a matriz excludente.
O Evento proporcionou o debate e a reflexão sobre a educação escolar no Estado de São Paulo, no contexto da sociedade contemporânea, brasileira e mundial: sobre a ação supervisora nos sistemas municipais e estadual de ensino, de forma a compartilhar os relatos de experiências e assim, contribuir para uma ação supervisora humanizadora, emancipatória  e includente.
Acreditamos que o Encontro nos fortaleceu enquanto profissionais da educação que buscam constantemente contribuir para uma educação pública de qualidade.