Assinado documento que viabiliza instalação do Instituto Federal em Rio Claro
05/05/2014
Assinado na terça-feira, 29, em São Paulo, o documento de cessão de uso da área referente ao antigo prédio do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp, em Rio Claro, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
A assinatura formaliza a posse da área pelo Ministério da Educação e ensejará, agora, a licitação do projeto básico de reforma e adequação do prédio para a instalação do instituto no município.
“Transpusemos a fase mais burocrática do processo e, com a cessão de uso consolidada, estamos neste momento muito próximos de dotar a cidade de um instituto federal de educação, equipamento fundamental para disseminar o conhecimento tecnológico, abrir perspectivas sólidas de trabalho para nossos jovens e formar profissionais capacitados para atender às múltiplas demandas do mercado”, afirma o prefeito de Rio Claro, engenheiro Du Altimari.
As próximas ações relativas à implantação do Instituto Federal na cidade estão definidas. “Já podemos iniciar o levantamento da estrutura atual do prédio para elaborar o projeto básico que estabelecerá as reformas e adequações necessárias”, explica Rivelli da Silva Pinto, diretor da unidade rio-clarense do Instituto Federal.
Rivelli lembra que uma nova audiência pública deverá ser realizada no município, até o final de maio, para apontar os primeiros cursos a serem disponibilizados pelo IFSP. “Em dezembro de 2013, convocamos uma audiência para definir o eixo que deveria ser priorizado e firmamos, na ocasião, o consenso de que o setor industrial seria a prioridade”, relata. “Desta vez, vamos definir, dentro do eixo indústria, com a participação de representantes do setor, quais cursos devem ser viabilizados dentre aqueles que apresentam maiores demandas”, acrescenta.
Na audiência pública que ocorreu em dezembro decidiu-se que o IFSP operará em Rio Claro com cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Com isso, a formação dos alunos terá correspondência com o que se aprende no Ensino Médio, e, simultaneamente, capacitará o estudante com formação técnica profissional. O IFSP de Rio Claro ocupará o prédio que por muitos anos abrigou as instalações da Unesp, no bairro Santana, na Rua 11 com Avenida 32.