Diretor do Ministério da Saúde confirma edital que vai definir faculdade de medicina em Rio Claro
20/10/2014
Nas próximas semanas o Ministério da Educação publicará o edital para receber documentação das instituições de ensino interessadas em oferecer curso de medicina em 39 municípios brasileiros. A informação foi confirmada na tarde desta sexta-feira, 17, pelo coordenador do Programa Mais Médicos, Felipe Proenço, durante reunião no gabinete do prefeito Du Altimari. “Quero parabenizar o município de Rio Claro por ter preenchido os requisitos para garantir a criação do curso de medicina, objetivo pretendido por mais de 200 municípios brasileiros”, afirmou Proenço.
O dirigente nacional destacou que o Mais Médicos atua em três dimensões: aumentar a infraestrutura para atenção básica, aumentar o número de profissionais na rede pública de saúde e formar novos profissionais médicos. “A meta para 2026 é termos 2,7 profissionais para cada mil habitantes, e estes novos cursos contribuirão para isso”, ressaltou.
Proenço observou que os novos cursos de medicina terão enfoque regional, uma vez que hoje estão em sua maioria concentrados nos grandes centros. Na opinião do prefeito Du Altimari essa regionalização deverá trazer benefícios ainda maiores para Rio Claro, uma vez que Araras, Limeira e Piracicaba também terão curso de medicina. “A região poderá se tornar uma referência nesse ensino”, destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Agnelo da Silva Matos Neto, disse que a vinda do curso para Rio Claro representará um novo apoio do governo federal para o setor de saúde da cidade e lembrou que, com as novas políticas de educação, os filhos das famílias de baixa renda também têm tido a oportunidade de se formar em medicina.
“Crianças e adolescentes que atualmente freqüentam as escolas municipais futuramente poderão fazer um vestibular para cursar medicina em Rio Claro”, observou Heloísa do Carmo, secretária municipal da Educação.
Da reunião também participaram os vereadores João Zaine e Júlio Lopes, o secretário da Saúde – Geraldo Barbosa, o professor Aldo Zotarelli, diretores e secretários municipais.